sexta-feira, 11 de maio de 2012

Futevólei


O futevólei é uma modalidade de desporto original das praias do Rio de Janeiro por volta de 1960. Esse desporto já cresceu fora do Brasil e encontra-se na Europa, na Ásia e Estados Unidos. É um desporto com bola, num campo vólei de praia com as medidas de 9 m de largura e 18 de comprimento, dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura.
 É jogado em sistemas de duplas masculinas, femininas, ou mistas e também pode ser jogado com quatro jogadores (4 X 4). Deve-se tocar a bola com qualquer parte do corpo, excepto os braços, antebraços e as mãos como no futebol. Cada dupla pode dar até 3 toques na bola, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas — tal como no voleibol ou vólei de praia. O jogo é disputado, como no voleibol, em disputa de setes (de 18 pontos sem vantagem) em que os pontos são marcados quando a bola cai no campo adversário, é desviada para fora do campo pelos mesmos ou bate em qualquer outro jogador e bate no chão.
O Futevólei é uma modalidade desportiva em expansão meteórica, de enorme espectacularidade técnica. É um desporto que pode ser observado durante horas e constantemente sermos impressionados com movimentos técnicos de extrema beleza. Existe quem defina Futevólei como "Arte dos pés à cabeça". Esta modalidade atinge o seu auge de espectacularidade quando praticada por duplas, exigindo uma excelente condição física e um leque enorme de atributos técnicos. A variante de quadras pode ser praticada por uma faixa etária bastante alargada. O Futevolei é praticado de uma forma organizada em inúmeros países, existindo já organizações que tutelam a modalidade no Brasil, Argentina, Uruguai, Tailândia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Grécia, Holanda, Espanha, Áustria, etc.. A nível internacional existem duas entidades reguladoras da modalidade, a Federação Internacional de Futevolei e a Federação Europeia de Futevolei. A massificação da prática a nível mundial poderá levar o Futevolei, a médio prazo, a ser considerado modalidade Olímpica, havendo já esforços nesse sentido por intermédio das Federações Internacionais.
Altura da rede
A altura da rede para competições oficiais internacionais masculinas é de 2,20m e 2m nas competições femininas. Na variante de 4 por 4, a altura é de 2m.


André Barros, 6.º D, n.º 1.

Sem comentários:

Enviar um comentário